Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

Santana-Maia Leonardo

FB_IMG_1518513280970.jpg

As casas do Benfica e do Sporting que proliferam por todo o território nacional continuam a manter o perfil das antigas casas da Mocidade Portuguesa. 

É natural que os emigrantes portugueses que se fixam, por exemplo, em Paris ou em Munique, abram casas de Portugal ou de clubes portugueses nestas cidades. Mas já seria estranho emigrarem para Paris e Munique e abrirem casas do PSG ou do Bayern nas cidades portugueses de onde emigraram.

Ora, em Portugal o fluxo migratório é em direcção a Lisboa pelo que o normal seria os transmontanos, minhotos, beirões, madeirenses e algarvios abrirem em Lisboa casas do clube da sua terra para matarem saudades, à semelhança do que fazem os emigrantes portugueses por esse mundo fora. 

Mas não é isso que acontece. Tal como no tempo da Mocidade Portuguesa, as casas do Benfica e do Sporting não correspondem a qualquer fluxo migratório mas apenas à colonização espiritual e ideológica do território para manter viva a fidelidade e a devoção ao centralismo patriótico e nacionalista do Marquês de Pombal que vai desertificando e consumindo a maioria dos recursos económicos e humanos de Portugal.