Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.." (Aristóteles)

COLUNA VERTICAL

"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.." (Aristóteles)

23 Abr, 2021

As Moscas

Moscas.jpeg

Durante muito tempo, vivi convencido de que os portugueses, em geral, tinham uma consciência ética e a perfeita noção do Bem e do Mal, até pelas suas constantes e vibrantes manifestações de indignação, quer nas mesas de café, quer nas redes sociais, contra a corrupção, o compadrio e as cunhas. Mas estava redondamente enganado.

Para o cidadão português, o Bem e o Mal não são conceitos abstractos que se aplicam a todos por igual, mas conceitos bem concretos e relativos que têm, por única referência, os seus próprios interesses. Por exemplo, a cunha tanto pode ser um Bem como um Mal: é um Bem se beneficiar a sua filha num concurso público; é um Mal se beneficiar a filha do vizinho.

Veja-se como reagiram os portugueses às decisões instrutórias no caso Marquês (Sócrates) e E-Toupeira (Benfica). A indignação extrema, em qualquer dos casos, é exclusiva de quem não é socialista e benfiquista, porque os socialistas e os benfiquistas reagem, logo, com os submarinos e o Apito Dourado. Os beneficiados com as decisões judiciais, por mais incompreensíveis e revoltantes que sejam, declaram sempre, solenemente, a sua confiança inabalável na justiça. Aliás, não há político, banqueiro, agente ou dirigente desportivo que, mesmo sendo apanhado em flagrante, não proclame a sua fé cega na justiça portuguesa, a quem se agarram como o náufrago à tábua de salvação. É, de resto, por estas e por outras, que há, hoje, umas pessoas que confiam mais na justiça do que outras. E mal vai a justiça quando certas pessoas confiam tanto nela…

A corrupção, ao contrário do que aparenta a indignação geral, é um tema a que os portugueses, quando lhes toca a si e aos seus, são absolutamente indiferentes. “Se os outros cá estivessem, faziam o mesmo.” É a resposta pronta que poucos conseguem contrariar.

Portugal é um pequeno país organizado em forma piramidal, assente em micro-poderes de raiz ditatorial que odeiam o mérito, temem a inteligência e perseguem os livres-pensadores. Com se tem visto ao longo da nossa história, os portugueses são como o vinho: os melhores são para exportação.

Ora, um povo, com este tipo de organização e que relativiza a noção do Bem e do Mal aos seus próprios interesses, impede, inevitavelmente, qualquer solução que vise a regeneração social e do sistema, seja por via legislativa, educativa, repressiva ou judicial, na medida em que os comportamentos não se alteram com a mudança de protagonistas, seja de partidos, de dirigentes ou de políticos.

Como diz o povo, mudam as moscas, mas a merda é sempre a mesma. E o mais grave, tal como aconteceu na “Metamorfose” de Kafka, a estrumeira à beira-mar plantada pela política portuguesa transformou os portugueses em moscas, mosquitos e moscas varejeiras, única forma de aqui conseguirem sobreviver. E ninguém espere agora que sejam as moscas, com o seu voto, a eleger alguém para limpar a pocilga. Pelo contrário, vão eleger quem lhes garanta a ampliação da estrumeira.

Santana-Maia Leonardo - O Mirante de