Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

CINE-TEATRO S. PEDRO, ETAR DOS CAROCHOS E MUNICIPALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Pedidos de esclarecimento do deputado municipal do BE

(I)

Tendo em conta os diversos planos, estudos, e intenções que o executivo da CMA apresenta para revitalizar o CH Abrantes, onde é que o executivo enquadra, culturalmente, a decisão de terminar a projecção de cinema no Cine-Teatro S. Pedro? 

R: Aquecer uma sala daquela dimensão e o facto de ter que estar presente um funcionário, tornavam as despesas elevadas para um nicho de pouco mais dez espectadores quando existe uma sala melhor equipada, mais confortável e onde fica menos dispendioso passar filmes. O Cine Teatro não está fechado ao cinema. O Espalhafitas pode continuar a realizar o Animaio. O CineTeatro S. Pedro vai reforçar a sua programação.

(II)

O jornal Mirante Online noticiou que a Abrantáqua, tinha dito que os trabalhos de construção da nova ETAR dos Carochos já se encontravam a decorrer. Confrontado com esta resposta, O Sr. Vereador, Manuel Valamatos, não quis comentar e anunciou para breve uma posição da autarquia. Qual é a posição da autarquia perante as afirmações do responsável da Abrantáqua?

R: Não tenho conhecimento de trabalhos de construção da nova ETAR dos Carochos. Só se estiver a referir ao projecto.

Perante os incumprimentos contractuais por parte da Abrantáqua tais como a não construção da nova ETAR dos Carochos e a cobrança de efluentes que não são tratados na mesma ETAR, que medidas vai o executivo da CMA perante estas quebras de contracto? Existem outros incumprimentos?

R: A CMA decidiu alargar o prazo até finais de 2015, altura em que estará construída a nova ETAR dos Carochos. Existem atrasos na Barca do Pego por causa das Estradas de Portugal e na construção da ETAR das Bicas, por problemas com o dono do terreno.

Abateu a rede de águas pluviais da rua que dá acesso à empresa TRM,  na zona Industrial Norte de Abrantes. No local, verificámos que algumas manilhas de cimento retiradas da vala estavam quase desfeitas, numa reedição do abatimento da Via Industrial. Novamente o BE pergunta que tipo de produtos que são despejados na rede pluvial? Quanto à origem se só existe aquela empresa… a não ser que outras tenha feito uma conduta atravessando os terrenos de outras e tenham ligado ao geral daquela rua…

R: De facto voltou novamente a abater. A Abrantáqua está a tratar do assunto.

Está o executivo da CMA em condições de garantir que estes produtos estão a ser derramados no Rio Tejo não colocam em causa a saúde pública?

R: A saúde pública não está em causa.

(III)

O que é que leva o executivo da CMA a manter a sua pretensão de ser um dos municípios piloto da municipalização do ensino quando existem tomadas de posições públicas contrárias a este processo da Associação Nacional de Municípios, das Confederações Nacionais de Pais, dos Concelhos de Escolas, das Associações de Directores Escolares, de Sindicatos de Professores e até o Partido Socialista em Constância e Odivelas apresentaram moções no sentido  da desvinculação deste processo? O que é que a Sra Presidente vê, sabe ou esconde que todos os outros que são contrários a este processo autenticamente kafkiano não tenham a capacidade de perceber?

R: Abrantes só tem a ganhar ao ser um concelho-piloto pois terá poder negocial de uma margem negocial. Este processo, seja com este ou com outro Governo, tenho a certeza se irão implementar. A escola D. Miguel de Almeida, a do Tramagal e a escola onde funciona a EPDRA em Mouriscas poderão passar para a responsabilidade da Câmara. Como se aproxima um acto eleitoral, o Governo está com pressa de fechar dossiers. Proponho à assembleia municipal, a criação de um grupo ou comissão de acompanhamento deste processo.

O que é que a Câmara Municipal pode acrescentar à escola? Qual a mais-valia?

R: (A Sra. Presidente não respondeu)

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.