Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

Mirante on-line de 6-2-2015

Cemitério.JPG

O cemitério de Santa Catarina, em Abrantes, apresentado como inovador com toda a pompa e circunstância, está a revelar-se um fiasco.

Construído em 2005 num processo que até causou alguma polémica entre a população, por ser ao estilo americano, o cemitério, um projecto idealizado pelo ex-presidente da câmara Nelson Carvalho, já devia ter covais livres para novas sepulturas mas encontra-se em ruptura por falta de espaço.

Tudo porque falhou o tempo previsto para a decomposição dos corpos e agora a Câmara de Abrantes não pode fazer exumações e vê-se obrigada a construir mais covais.

Situação caricata é que a câmara notificou familiares de defuntos para levantarem as ossadas dos seus entes queridos e só depois, quando abriram o primeiro coval, é que se verificou que os corpos não podiam ser levantados por não estarem devidamente decompostos.

Ao todo a autarquia queria exumar 159 cadáveres e os familiares tiveram de ir aos serviços da autarquia para indicar o destino que queriam dar às ossadas: colocá-las em ossários, transferi-las para outro cemitério ou serem incineradas.