Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

06 Mar, 2020

Everybody knows...

12805686_594981907319383_7065312344231620359_n.jpg

Nota introdutória: este texto foi escrito precisamente há 4 anos quando eu ainda tinha uma muito remota esperança de que Portugal fosse um país... Esperança essa que perdi pouco depois. 

Eu compreendo o amor e a dedicação de uma pessoa pelo seu filho ou pelo clube da sua terra. Já não consigo compreender o amor de um pai pelos filhos dos outros que só conhece pela televisão ou por clubes que só conhece pela tv. Isso não é paixão, é alienação.

Uma pessoa gostar mais de um clube apenas por ter mais títulos é tão idiota como gostar dos filhos do Belmiro de Azevedo porque são muito ricos. Um indivíduo que nasceu na China ser fanático pelo Real Madrid ou que nasceu em Trás-Os-Montes ser fanático de um clube de Lisboa é paixão clubística ou alienação clubística?

Amor tem-se por aquilo que se conhece e que nos é próximo. Há muitas mulheres apaixonadas pelo Cristiano Ronaldo... Será isso verdadeiro amor ou apenas a expressão de uma idiotice?

E então ser de um clube, em Portugal, por ter muitos títulos ainda é mais ridículo quando toda a gente sabe como se ganham os títulos e se fazem as fortunas em Portugal. Até o Boavista foi campeão quando teve o controlo das alavancas. Até 1980 o presidente da FPF só podia ser de um dos clubes de Lisboa e os vencedores durante os anos 60 e 70 foram.... Depois o Presidente passou a ser eleito e a AF Porto passou a mandar e o vencedor passou a ser... Como canta Leonard Cohen: "Everybody Knows".

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.