Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

1.jpg

Qualquer português sabe que é praticamente impossível entrar num café, sobretudo quando está a dar um jogo do Benfica. E porquê? A razão não é tanto o grande número de adeptos do Benfica, mas sobretudo os preços proibitivos, para grande parte da população portuguesa, das assinaturas da Sportv + BTV.

Qualquer pessoa minimamente informada sabe que Portugal é o país da Europa, onde os preços dos bilhetes para assistir a um jogo da I Liga são dos mais baratos da Europa (e mesmo assim há quem se queixe), enquanto o preço para assistir aos jogos da Liga na TV é, de longe, o mais caro da Europa.

Ora, se Suas Excelências o Senhor Presidente da República, o Exmo. Senhor Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa (espero não me ter esquecido de nada), e o senhor primeiro-ministro, assim como a esmagadora maioria do povo português, consideram que se deve manter o distanciamento social e impedir ajuntamentos para evitar a segunda vaga da pandemia, tal implica obrigatoriamente que os jogos da Liga sejam transmitidos em canal aberto, sob pena de os fanáticos se amontoarem em cafés e/ou barracões, às escondidas (o que ainda é pior), podendo transformar a reinício da Liga numa tragédia. A não ser que Sua Excelência o Senhor Presidente da República, o Exmo. Senhor Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, queira demonstrar ao seu irmão brasileiro que, também na estupidez, os dirigentes portugueses são especiais e os melhores dos melhores.

Como, de resto, não podem deixar de ter percebido, eu nem entrei em pânico com a COVID-19, nem deixei de fazer a vida que fazia por causa da pandemia. Mas há regras mínimas que todos devemos manter, sobretudo num país com uma das populações mais pobres e envelhecidas da Europa, o que significa que os jogos da I Liga, se não forem transmitidos em sinal aberto, podem transformar-se num verdadeiro barril de pólvora.

Não se pode dizer sequer que a proposta de Pedro Proença seja inteligente, porque é a proposta óbvia para qualquer pessoa que não seja estúpida e acredite que é essencial manter o distanciamento social para evitar uma segunda vaga da pandemia. Mas, pelos vistos, neste país, a estupidez é um factor essencial para se poder desempenhar, com sucesso, qualquer cargo dirigente, seja na política ou no associativismo.

E mais uma vez, não estou a falar por mim que não faço tenções de ver qualquer jogo da liga portuguesa, apesar de ser assinante da Sportv (exclusivamente para ver os jogos da Liga inglesa) e da Eleven Sport (para ver os jogos do Barça e da Liga dos Campeões).

Santana-Maia Leonardo - Diário As Beiras de 1-6-2020