Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

1.jpeg

O Governo reuniu com os únicos clubes da Liga Profissional de Futebol que existem em Portugal. Se existissem mais clubes, como acontece nos outros países, o Governo teria reunido, obviamente, com a organização representante dos clubes. Mas em Portugal só existem estes três clubes. PONTO FINAL.

E não vale a pena enganarmo-nos e andar com mentiras piedosas porque toda a gente sabe está farta de saber que, em Portugal, só existem três clubes. Se existissem outros clubes, não seria possível o comentário desportivo diário ser realizado por adeptos de apenas três clubes. Não seria possível não haver centralização dos direitos televisivos. Não seria possível os jogos do Benfica darem na televisão do Benfica. Não seria possível os estádios por esse país fora (à excepção de Guimarães) terem mais adeptos visitantes do que adeptos da equipa da casa que, em boa verdade, não são da equipa da casa mas dos clubes adversários àquele contra quem estão a jogar. Etc. etc. etc.

MAS ISTO ESTÁ ABSOLUTAMENTE EXPRESSO NO ESTUDO DA UEFA DE 2015..

Portugal é o único país da UEFA e, provavelmente, do mundo que só tem TRÊS CLUBES. O Benfica (com metade dos adeptos portugueses) e o Sporting e o Porto (com a outra metade) reúnem a totalidade dos adeptos portugueses. Segundo o estudo, em 2015, existia apenas 3 a 4% da população portuguesa, dispersa pelo país inteiro, que não era adepta de nenhum destes três clubes. Mas hoje provavelmente o número ainda seria menor, tendo em conta os cinco anos de propaganda e intoxicação diária em todas as televisões onde não tem cabidela qualquer outro clube nem para comentar os casos e os jogos que disputam com os outros três.

Para terem a noção da diferença, a percentagem de adeptos dos 8 maiores clubes espanhóis, ingleses, italianos, alemães, franceses, holandeses, suecos, etc. etc. é inferior à do Benfica. Estamos a falar de percentagem de adeptos por país, porque, no mundo, Barça, Madrid e United têm 300 milhões de aficionados cada um.

No entanto, a Liga portuguesa continua a disputar-se como se houvesse mais do que três clubes (Guimarães é uma excepção, mas está refém do que recebe dos direitos televisivos), ou seja, entidades independentes economicamente, enraizadas em comunidades que representam e alicerçadas num conjunto de adeptos fiéis que querem que o seu clube ganhe SEMPRE.

Santana-Maia Leonardo

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.