Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.." (Aristóteles)

COLUNA VERTICAL

"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.." (Aristóteles)

adeptos5.jpg

O Benfica foi tomado de assalto por um grupo de gente que viu no clube a empresa ideal para comercializar jogadores. Hoje os dirigentes do Benfica olham para a Champions como os feirantes olham para as feiras. A Champions é a feira Internacional onde o Benfica vai expor o material do Seixal que tem para vender.

E depois conta com a massa adepta ideal. O Benfica é o clube que melhor representa o espírito do português. Os benfiquistas gostam é de jogar com o Paços de Ferreira e com o Tondela. O português comum não gosta de correr riscos. Prefere o emprego público, o vencimento certo ao fim do mês do que correr riscos.

Não há benfiquista que não exulte com o facto de jogarem semanalmente em estádios a abarrotar de benfiquistas. Por vontade deles, em Portugal, toda a gente era do Benfica (e já faltou mais).

Isso até seria compreensível se o objectivo fosse disputar a Liga espanhola, por exemplo, uma vez que, sendo toda a gente do Benfica (ou quase toda), parecia que deixava de ser possível organizar uma liga portuguesa. Mas não. Os benfiquistas querem que todos os portugueses sejam do Benfica para poderem exultar todos os anos, sem correr qualquer risco, com o titulo de campeão português.

E como se organiza uma liga assim? Tal como se organiza agora com clubes fantasma. Só o Sporting e Porto têm existência real. Mas a estratégia do Benfica é secar também estes dois clubes, tornando-se num clube monopolista e dominante no mercado de compra e venda de jogadores (para gáudio dos administradores da SAD) e dos títulos internos (para gáudio dos seus adeptos).

Santana-Maia Leonardo