Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

Foto.jpg

Extractos de um excelente artigo do escritor italiano de Antonio Scurati publicado no jornal El País de 24-03-2020:

"Fomos a geração mais afortunada da história da humanidade. (...) Fomos guerreiros de salão, banhistas em praias de migrantes e o pânico é a nossa patologia mais típica.  (...)

Ao contrário da geração dos nossos pais e avós, nós não conhecemos a guerra nem a política como sentimento de pertença a um destino comum. Com a crise do cronovírus chegou o nosso momento (...)

A julgar por certas situações vergonhosas, alguém diria que a nossa afortunadíssima geração, quando chegou o momento de pôr à prova o seu grau de maturidade, só parece ser capaz de reagir com actos de pânico (fugas precipitadas em comboios nocturnos desde as cidades afectadas do norte até ao sul de Itália, apesar de se ter decretado as medidas de confinamento) ou de irresponsabilidade (...). Não consigo resignar-me a acreditar que seja assim. Devemos admitir que chegámos até aqui sem a experiência do que sempre definiu a condição humana: a plena consciência da nossa mortalidade, a lúcida e plena consciência de que a vida e a morte serpenteiam juntas por caminhos complementares, contíguos e de igual importância.

Por outras palavras, fomos um geração apolítica. Transeuntes solitários por caminhos em busca da felicidade individual, não conhecemos a política como sentimento de pertença a um destino comum. Pois bem, não nos resta outro remédio do que descobri-lo agora. E devemos aprender depressa. (...)"