Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

21903112_ZZr6d.jpeg

Ao contrário de mim, que sempre fui um aficionado do jogo da bola, o meu tio preferia os toiros e as touradas espanholas. E nunca me esqueço daquilo que o meu tio me dizia sobre a grande diferença entre as touradas espanholas e portuguesas. Segundo o meu tio, a grande diferença residia no conhecimento que o espectador espanhol tinha dos toiros e da lide, ao contrário do português que era absolutamente ignorante, manifestando contentamento por palhaçadas e por brincadeiras que demonstravam o absoluto desconhecimento da lide e dos toiros.

Hoje, vou praticamente tantas vezes a Espanha ver jogos de futebol do Barça como o meu tio ia ver touradas. E relativamente ao futebol, também pude constatar que a opinião do meu tio sobre o espectador espanhol se aplica.

Com efeito, enquanto o espectador português revela uma boçalidade e um entusiasmo pelo futebol absolutamente anedótico, o adepto espanhol é um profundo conhecedor e apreciador do jogo, não se deixando iludir por faenas que não revelam qualquer coeficiente de dificuldade e que apenas são possíveis com toiros sem trapio.

Basta, aliás, ir assistir a um jogo na Luz ou em Alvalade e a um jogo a Camp Nou, Sevilha ou Madrid, para constatar isso mesmo. Os adeptos do Benfica e do Sporting exultam com a lide sem perceberem sequer que o toiro é manso. Os espanhóis, por sua vez, detestam touradas e jogos de futebol com toiros mansos.

Santana-Maia Leonardo

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.