Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.." (Aristóteles)

COLUNA VERTICAL

"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.." (Aristóteles)

Ninos.jpg

A ignorância sempre foi a maior causa de cegueira e a principal responsável pela estupidez militante. Uma coisa é o género gramatical, outra coisa é o género sexual. São duas coisas diferentes e que não se confundem. Uma pedra é do género feminino, do ponto de vista gramatical, mas não é do género feminino, do ponto de vista sexual. Penso que qualquer pessoa estúpida consegue perceber esta evidência.

Do ponto de vista gramatical, em latim, o género masculino é o género neutro. Ou seja, não era nem masculino, nem feminino, do ponto de vista sexual. Do ponto de vista gramatical, o género marcado era o feminino. Ou seja, gramaticalmente, o género masculino era unissexo, enquanto o género feminino era apenas feminino.

Passando a exemplos práticos. Se eu disser: "Chamem um médico!" e me trouxerem uma médica, foi cumprida a minha solicitação. Agora se eu disser: "Chamem uma médica!", a solicitação não é cumprida se me trouxerem um médico. Se eu quiser um médico-homem, tenho de dizer: "Chamem um médico que seja homem". Alguma dúvida?

Santana-maia Leonardo