Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

21 Dez, 2014

Obama está certo

João Marques de Almeida - Observador de 20-12-2014

Tenho criticado várias vezes Obama, mas hoje quero elogiá-lo. Obama fez bem em restabelecer relações com Cuba. (...) 

Obama está certo por três razões. Em primeiro lugar, tomou uma decisão benéfica para as aspirações dos cubanos. A população cubana é quem tem sofrido com a política norte-americana; não tem sido certamente o regime. Uma potência democrática e liberal deve ajudar uma população que vive sob uma ditadura, e não impor mais sofrimento. Quem viu as celebrações dos cubanos, perceberá que os Estados Unidos serão depressa uma dos países mais populares na ilha. Os cubanos querem viver em liberdade e desejam prosperidade. E os Estados Unidos podem – e devem – ajudá-los. (...)

A decisão terá ainda implicações positivas para a América Latina. O governo venezuelano, de resto, já mostrou as suas preocupações. Arrisca-se a ficar sozinho no seu “anti-americanismo chavista.” (...)

Por fim, a decisão de Obama está certa porque a política dos Estados Unidos em relação a Cuba era mais do que absurda: não era humana. O isolamento imposto por uma superpotência a uma pequena ilha constitui uma agressão injustificável. Para ser respeitada, uma potência mundial não pode insistir em políticas injustas que apenas aumentam o sofrimento de um povo. Será pedir muito ao Partido Republicano que entenda um ponto elementar?