Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

Manuel Carvalho - Público de 11-4-2015

A deputada do Bloco de Esquerda Mariana Aiveca fez por estes dias uma pergunta ao ministro do Emprego e da Segurança Social que deixou Pedro Mota Soares visível e justamente embaraçado. “É ou não é verdade que em 14 nomeações para os centros distritais [da Segurança Social], 11 são do PSD e três do CDS?”, perguntou a deputada. Era verdade, como tem sido verdade que o Governo está a servir-se de uma boa ideia que foi a criação da Cresap (Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública) para camuflar o péssimo hábito de preservar os jobs for the boys.

Como se escreveu num editorial do PÚBLICO, “a Cresap, todos concordam, funciona com isenção”. O problema é que a isenção começa e acaba aí. O PUBLICO quis saber o que aconteceu às 339 propostas que a Cresap aprovou e enviou a diferentes ministérios e constatou que todos os recusados eram de partidos da oposição – e a maioria esmagadora dos contratados eram dos partidos do Governo.

Uma das promessas de Pedro Passos Coelho, a de despartidarizar a administração, ficou assim por cumprir. E, ao contrário do que aconteceu com as políticas fiscais, o Governo não pode dizer que a situação era pior do que se imaginava nos dias das promessas da campanha. Neste caso em concreto, continuou a prática que tende a conferir privilégios aos seus boys em consequência de pura vontade política. Em vez de serem iguais aos outros, o PSD e o CDS foram piores. Porque estão a fazer o que todos fizeram sob o disfarce de uma comissão que criaram para branquear o seu devorismo.