Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

01 Jan, 2021

Piccadilly Tavern

2.jpg

Quando venho a Manchester, é sempre aqui que venho comer e assistir aos jogos de futebol na tv. É futebol 24 horas por dia: no estádio e neste bar.

O futebol inglês é o meu estilo de música preferida. Adoro o futebol inglês e a forma como os ingleses vivem os jogos.

Os ingleses são os pais do futebol mas os seus filhos espalhados por esse mundo fora não conseguiram captar a essência do jogo. Até os jogos na tv são diferentes. Aqui temos o ruído de fundo dos adeptos, os cânticos e a festa, e no intervalo e no final são comentados os principais lances por um ex-treinador, ex-árbitro e ex-jogador que dão a sua opinião com rigor, independência e imparcialidade.

Bruno Lage, com a sua formação inglesa, fala do "jogo a jogo" mas os portugueses não conseguem perceber o que é isso. É necessário viver os jogos em Inglaterra para perceber o que é isso do "jogo a jogo". Os ingleses vivem cada jogo como se esse jogo fosse a própria competição. Por isso, os estádios estão sempre cheios e em festa, independentemente do lugar na classificação, porque, para os ingleses, o mais importante é aquele jogo e, findo o jogo, só já lhes interessa o próximo jogo.

Consequentemente, não existem jornais desportivos, nem programas de comentário desportivo a discutir aquilo que não interessa, ou seja, os jogos passados.

Santana-Maia Leonardo