Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.." (Aristóteles)

COLUNA VERTICAL

"A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.." (Aristóteles)

29 Jan, 2014

Santos da casa

Alberto Gonçalves - DN de 26-1-2014

(...) É claro que em 2010 a necessidade de intervenção do FMI e restantes parceiros de "resgate" já era nítida para quase toda a gente, menos, por azar, para a gente que mandava nisto. O bando que o dr. Teixeira dos Santos integrava entendeu, com alguma pertinência, que ainda não acabara de estrafegar as contas públicas, pelo que protelou a ajuda externa até ao momento em que o dinheiro melancolicamente chegou ao último cêntimo.

Apenas então a esforçada coerência do Governo se dividiu em duas escolas de pensamento. Uma, representada pelo saudoso eng.o Sócrates, recusava o FMI e defendia a apresentação de sucessivos programas de estabilidade e crescimento, conhecidos por PEC e por não desenvolverem coisa nenhuma excepto a bancarrota e a incredulidade internacional. A outra escola via-se talvez reduzida ao próprio dr. Teixeira dos Santos, que um dia acordou, percebeu a dimensão da toleima e correu a oficializar o "resgate" antes que fosse tarde - embora fosse tarde o bastante para o País perder a margem de negociação a certa altura plausível. Quando o "resgate" se mostrou inevitável, os governantes oscilavam entre a demência e o desespero, nenhum deles os conselheiros adequados.

No fundo, salvaguardando as devidas distâncias, o dr. Teixeira dos Santos é o membro da quadrilha que aceita assaltar o banco mas acha excessivo que se mate os funcionários à martelada e decide chamar a polícia. Tudo normal. (...)