Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

18 Mar, 2015

Só um esforço

Rui Tavares - Público de 16-3-2015

Vou muitas vezes debater o estado do país e da Europa a conferências, mesas-redondas e congressos. Há sempre duas coisas em comum nessas ocasiões. Em primeiro lugar, achamos todos que há mudanças importantes a operar no “sistema”, nas “elites”, lá longe, entre “eles que nos governam”. Em segundo lugar, somos quase todos homens, brancos e com falta de cabelo.

Isto não é só uma ilustração do velho fenómeno que notou Tolstoi ao escrever que quando perguntamos a alguém se o mundo deve mudar a resposta é logo positiva, mas se perguntamos se esse alguém deve mudar a resposta é quase sempre negativa. É também uma coisa muito portuguesa. O Portugal das salas de conferência é muito menos diverso e inclusivo do que o Portugal das ruas e dos autocarros. No entanto, o Portugal das salas de conferência pretende discutir “o país” e esquece-se de o fazer com grande parte das pessoas de que se compõe o país. (...) Não há, sequer, sotaques para lá do lisboeta — nem alentejanos, beirões, minhotos ou ilhéus, nem brasileiros, africanos ou asiáticos, para não falar de estrangeiros não-lusófonos. (...)

Que me entendam bem, acho fantásticas as iniciativas de todos os homens brancos lisboetas e semicalvos, como eu, que querem discutir “os problemas do país e da Europa”. E comove-me a abnegação de tantas direções de organizações, de clubes a sindicatos, que, ano após ano, sacrificam os tempos livres à causa do associativismo, de uma sociedade civil forte e de um país melhor. Mas há mais no país do que ouvir e falar com pessoas parecidas comigo. (...)

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.