Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

1.jpeg

Relativamente às televisões, só podiam transmitir telenovelas e debates de futebol com adeptos fanáticos do SLB, SCP e FCP porque são os únicos programas culturais que o povo gosta e evitavam-se os programas de informação por encomenda ou feitos por medida.

Relativamente à imprensa escrita, os jornais tinham de ser feitos obrigatoriamente de papel higiénico para evitar as filas nos supermercados. No caso dos jornais, podia haver notícias do Governo, da Oposição e de Sua Excelência o Senhor Presidente da República, desde que acompanhada de fotos em ponto de grande de suas Excelências.

P.S.: Nunca estranharam a comunicação social das democracias liberais de referência (EUA, Inglaterra, Alemanha, França, Holanda, Dinamarca, Suécia, Espanha, Itália, etc) serem tão desalinhadas com os Governos dos respectivos países, ao ponto de serem muitas vezes tratadas como o principal inimigo, e, em Portugal, a comunicação social (excepto o Correio da Manhã, verdade se diga) ser sempre tão alinhada com o discurso de quem manda?

Também é verdade que, se algum jornalista se atreve a levantar a voz para algum governante, o zé povinho não consente tamanho desaforo e exige na redes sociais a cabeça do facínora que teve a ousadia de não entrevistar de cócoras Sua Excelência o Senhor Professor Doutor da Mula Ruça que é tão bom que, é graças a ele, que existe a Sopa dos Pobres.

Enquanto, nos EUA, a comunicação derruba presidentes, em Portugal, a comunicação social é especialista em dar pontapés a ex-presidentes ou ex-primeiro-ministros, mas só depois de estarem estendidos no chão. Quando estão no poder, 'tá quieto!

Deixo-vos aqui seis frases de Karl Popper, o principal teorizador e defensor das sociedade abertas que ele considera estruturantes de um verdadeira democracia liberal (Democacia + Liberdade):

"Ninguém sabe o suficiente para ser intolerante."

A liberdade de expressão do pensamento, numa sociedade aberta, deve ser um instrumento para descobrir os erros, e não um escudo para os encobrir.

A liberdade de expressão deve ter primazia sobre o nosso desejo de não ofender.

Quando evitar ofensas constitui a nossa principal preocupação, rapidamente se torna impossível dizermos livremente seja o que for.

"As nossas energias devem ser canalizadas não para produzir modelos ideais, mas para produzir males evitáveis."

A corrupção é uma forma fácil e eficaz de o Estado controlar os cidadãos.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.