Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

15 Mar, 2015

Um naufrágio

Vasco Pulido Valente - Público de 15-3-2015

António Costa deu uma entrevista à televisão que veio confirmar o pior sobre a vacuidade e as fantasias do Partido Socialista. A culpa não é dele. (...)

Nada do que Costa disse é particularmente socialista, no sentido em que não poderia ser dito, por exemplo, por Passos Coelho. O PS não pára de protestar contra o “pensamento” único. Mas, no fundo, está reduzido como a Direita a defender uma democracia liberal (multiculturalista), com o apêndice do Estado Social. (...)

Ainda por cima, a “zona euro”, como já abundantemente se provou, favorece os fortes e conserva os fracos na usual miséria. Paul Krugman, de que a esquerda tanto gosta, ganhou um prémio Nobel por explicar essa evidência. Na Europa de hoje, Portugal, como o sul de Itália (o antiquíssimo Mezzogiorno), será perpetuamente uma região esfolada e desprezada, sem esperança de regeneração. (...)

No plano doméstico, à velhíssima crença de que a educação – e a formação – contribuem para o crescimento económico: uma tese desacreditada desde o princípio do século XX. E, no plano externo, à estranhíssima ideia de que os beneficiários da “zona euro” acabarão voluntariamente ou com alguma chantagem por reduzir os seus privilégios por amor aos pequenos países de que eles neste momento tiram a sua prosperidade e o seu equilíbrio. António Costa ainda julga que irá negociar o nosso desastroso estatuto. Mas ninguém irá negociar com ele. As coisas são o que são; e faz pena assistir ao naufrágio de um homem em quem os portugueses passageiramente confiaram.