Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

COLUNA VERTICAL

"Barcelona respira liberdade e harmonia por todos os poros."

02 Jan, 2021

Um país do avesso

26d8a6_f8d825c4f2a5466c8d34c576f8db3cb8_mv2.png

Charlie Chaplin dizia que “a vida era uma tragédia vista de perto e uma comédia vista de longe”. E a justiça portuguesa e nosso sentido de justiça também são assim: uma tragédia vista de perto e uma comédia vista de longe.

É difícil usar a razão num país que vive do avesso. Quando analisamos um caso concreto e  isolado até parece que a coisa faz sentido. No entanto, quando temos uma vista panorâmica do conjunto, já nada faz sentido.

Vou-vos dar um exemplo: se um carro estiver mal estacionado, o condutor tem motivo para se indignar e revoltar se for multado? Analisado este caso concreto e isolado, a resposta racional num país normal é: Não.

Mas imagine que todos os carros estacionados naquele local estão mal estacionados e só aquele é que é multado? Analisado o caso nesta perspectiva de conjunto, é evidente que já se justifique a revolta do condutor. E agora imagine que todos estão mal estacionados, excepto aquele que é multado, porque o autuante não grama do condutor?

Esta última situação pode parecer absurda e aberrante, mas passa-se frequentemente em Portugal. E não me estou a referir apenas às autoridades rodoviárias, mas a todas as autoridades públicas. Quem tem poder em Portugal exerce-o, quase sempre, de forma arbitrária e despótica. Como dizia António Aleixo, "Faze do pequeno grande,/ Verás que mais tarde, quando/ Se sentir seguro e mande,/ Te faz sentir o seu mando."

O que me admira é não haver mais gente, em Portugal, a puxar pelo cajado e pela espingarda. O povo é manso? Cuidado! Lembrem-se do conselho de Confúcio, "nunca irrites um homem paciente." E sobretudo não se esqueçam que a lei só é dissuasora para aqueles que têm alguma coisa a perder.

Santana-Maia Leonardo

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.